menu.about

about.history

 

Histórico do Centro Educacional Adventista do Ibes

 

Construir uma escola cristã em Vila Velha, sempre foi o sonho de muitos Adventistas do Sétimo Dia desta cidade. A ideia foi colocada em prática em 1974, quando um grupo de membros da Igreja Adventista do Ibes, apoiados pela mantenedora, deram os primeiros passos para construir uma escola cristã que conhecemos atualmente como Escola Adventista do Ibes.

O objetivo era implementar  em Vila Velha uma instituição educacional que atendesse à necessidade de uma educação integral, que abrangesse todos os aspectos do ser humano: físico, mental, moral e espiritual. O desejo dos fundadores foi a formação de cidadãos saudáveis, inteligentes, participativos e tementes a Deus.

Com apenas duas salas de aulas e dois banheiros, o colégio foi fundado em 1974, utilizando o espaço do departamento infantil da igreja local. As primeiras professoras foram Laurinda Lopes no jardim e alfabetização e a professora Solange Anália na 1ª série, tendo a professora Helena Siqueira como a primeira diretora escolar

Em virtude do crescimento progressivo da escola, foram necessários muitos investimentos na estrutura física, construção, ampliação e reformas. No ano de 1980, a escola recebeu um parecer provisório para o funcionamento do Pré  ao 8º ano. Seu reconhecimento legal aconteceu com a resolução 68/91, publicada no Diário Oficial em 06/03/92, pela CEE-ES.

Desde o seu inicio muitos educadores contribuiram para o crescimento desta instituição.

 

 

 

 

Segue a lista de diretores que fizeram parte da nossa história:

Helena Siqueira (in memoriam)

José Carlos de Azevedo

Daniel Correa de Jesus

Dirce Braun de Oliveira

Franklin Viana Carvalho

Samuel Kuster (jubilados)

Rubens Paulo Silva

Danny Hyran Román Ocaris

Lílian Oliveira Neto

Neuzilene Passos Storch Lourenço

Moisés  Manir Sarquiz

Angélica Rodrigues Barros

Pr. Alessandro Silveira Castro.

Diretora em exercício:

Profª. Marina Pazzaglini Faria

 

 

 

 

 

No início da formação do prédio escolar, os alunos matrículados na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental estudavam nas dependências da igreja, mas hoje eles possuem um prédio separado, reestruturado que atende do 1º ano do ensino fundamental 1 ao 9º ano do ensino fundamental 2, a educação infantil está localizada na rua José Ricardo, próximo ao prédio principal, onde recebe crianças de 03 a 05 anos de idade.

O Centro Educacional Adventista do Ibes sempre se empenhou em motivar seus estudantes nos trabalhos comunitários, como arrecadação de alimentos e roupas para as comunidades mais necessitadas; realização de desfiles alertando a população sobre os vícios do álcool, do cigarro e das drogas; realização de projetos defensores do meio

 

ambiente e tantos outros que podem ser vistos nas redes sociais e mídias.

Com o passar dos anos a escola construiu suas normas disciplinares, essas normativas trazem a conscientizaçãp de hábitos saudáveis e atitudes coerentes aos educandos, resgatando a boa educação que vem da formação familiar, pautada no desenvolvimento de um cidadão solidário, que coopera e respeita aqueles com os quais convive.

Um dos grandes objetivos da Instituição é envolver os educandos na dinâmica interna da escola, responsabilizando-os também pela vida educativa que o mesmo está inserido, apresentando-o como participante ativo do ambiente escolar.

Para alcançar esse propósito foram criados vários projetos pedagógicos onde o aluno tem oportunidade de se expressar e contribuir com atividades diversificadas.

A linha de trabalho adotada é baseada na Filosofia Educacional Adventista, sendo uma linha cristã de ensino, cujos caminhos devem levar a uma vida mais digna neste mundo e à preparação para a vida eterna. 

Temos como lema principal “O compromisso com o futuro do aluno” e estamos a mais de cento e vinte anos educando gerações e formando cidadãos de destaque.