global.stay-tuned

Pequenas crianças, grandes leitores

Os livros infantis são o começo de uma vida inteira.

Pequenas crianças, grandes leitores

Os livros infantis são o começo de uma vida inteira. 

 

Os olhinhos passeiam entre as frases, escalam as consoantes compridas e curvam nas vogais redondas. Sentem frio na barriga com algumas histórias e soltam risadas banguelas com outras. Essas são as delícias que toda criança pode viver ao se entregar para a leitura de um livro infantil. 

Livros infantis são preciosidades que introduzem às crianças ao universo da literatura, abrem as portas da imaginação, fazem a luz do conhecimento entrar pelas janelas e transformam a leitura num hábito que possivelmente as acompanhará por toda vida. 

Os benefícios da leitura, praticada desde a infância, trazem benefícios para o desenvolvimento das crianças e suas respectivas formações como cidadãos e profissionais num futuro que beira o presente. São eles:

  • Expansão do vocabulário

  • Melhora na escrita

  • Aprofundamento da visão de mundo

  • Desenvolvimento do pensamento crítico, da sensibilidade e da criatividade

 

Telas X Livros Infantis

Num tempo em que as cores e os sons das telas chamam a atenção das crianças constantemente e as mantêm concentradas facilmente, fica difícil fazê-las sentir atração por livros infantis. Como então torná-los atrativos, fazendo com que nossos filhos e nossos alunos experimentem seus benefícios e cresçam com eles? 

Bom, para isso, sugerimos que comece a leitura desde o ventre, se possível. Separe um tempo para isso dentro da rotina familiar. Enquanto a criança não souber ler, leia para ela e capriche nas entonações da voz a fim de dar mais emoção à história lida. 

Quando a criança já souber ler, continue mediando o momento da leitura, acompanhando de perto, estimulando sua autonomia e sua reflexão sobre o que está sendo lido. Cada fase exige uma postura diferente, mas demanda o mesmo incentivo de sempre. 

 

Conheça os projetos da Educação Adventista: Ler é uma aventura e Ler é uma descoberta

 

Lembre que o incentivo só dará resultados se fizer uma boa escolha de títulos para compor a biblioteca do seu filho. Chame-o para a decisão, pergunte o que ele gostaria de ler, veja com que tipo de literatura há mais afinidade e, claro, passe tudo pelo seu crivo. Veja se o livro escolhido está de acordo com a idade da criança. 

Outra coisa que também funciona: escolher livros com vários elementos visuais, desde cores vibrantes até ilustrações divertidas. Algumas literaturas permitem até interações. Tudo isso favorece a atração da criança pela leitura e a transforma numa pequena leitora. Com o incentivo dos pais e professores, esse será o começo de uma vida inteira - e de uma biblioteca cheia.